Saúde
Publicada em 02/02/24 às 09:29h - 19 visualizações
Ministério da Saúde inicia monitoramento de casos de dengue no Ceará para frear avanço da doença
Informação foi compartilhada pela Ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante a abertura da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) em Brasília

GCMAIS

 (Foto: reprodução )
Em resposta ao aumento dos casos de dengue em todo o país, o Ministério da Saúde anunciou a instalação de um Centro de Operações de Emergência (COE) para monitorar e combater a disseminação da doença. A medida, implementada nesta quinta-feira (1º), visa coordenar esforços com estados e municípios, concentrando especialmente nos casos no Ceará.

A informação foi compartilhada pela Ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante a abertura da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) em Brasília. A abordagem proativa do governo busca uma análise detalhada e ágil dos dados, permitindo decisões rápidas e eficazes no enfrentamento dos casos de dengue.

“A mensagem é de mobilização nacional, de união de esforços com estados e municípios. De um Brasil unido contra a dengue. Nós estamos, desde novembro, com uma série de ações para monitorar o avanço da doença. Temos o SUS, com toda sua capilaridade, os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. É um movimento de governo, mas também precisamos do apoio da sociedade,” ressaltou a ministra.

A ação reitera a coordenação do Ministério da Saúde em atividades preparatórias para a sazonalidade de 2024. Desde o ano passado, o governo federal tem monitorado de perto o quadro das arboviroses no Brasil, convocando a sociedade para unir esforços e trabalhar na conscientização das medidas de prevenção em todo o território nacional.

Até o momento, em 2024, o Brasil registrou 243.721 casos prováveis de dengue, com 548 casos prováveis no Ceará. Com o COE em ação, o Ministério da Saúde intensificará o monitoramento da situação, concentrando esforços na orientação de ações relacionadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e controle de vetores. A resposta coordenada será elaborada em conjunto com estados e municípios, de maneira interministerial.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


(88) 9.8176-9738

Hora Certa




Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Bate Papo

Digite seu NOME:


Anunciantes








Promoçoes

Nenhum registro encontrado.



Classificados




Converse conosco pelo Whatsapp!
Quer vender? Anuncie Aqui! Contate-nos (88) 99319-4053
Copyright (c) 2024 - TV Web Camocim - Todos os direitos reservados