Saúde
Publicada em 07/12/23 às 09:52h - 24 visualizações
Ceará teve mais de 3 mil casos de Covid no mês de novembro
Conforme dados preliminares, dia com o maior número de confirmações de casos foi 27 de novembro. Secretaria da Saúde faz mobilização e realiza Dia D de vacinação no próximo sábado (9).

G1CE

 (Foto: Reprodução)
Com aumento significativo de casos de Covid-19 no Ceará, o mês de novembro teve mais de 3 mil casos confirmados para a doença. Foram 3.692 confirmações entre os dias 2 de novembro e 2 de dezembro, segundo informe operacional da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulgado nesta terça-feira (5).

Os primeiros dias de novembro tinham registros entre 10 e 17 casos por dia. O pico do mês foi alcançado no dia 27, que teve a confirmação de 420 casos da doença.

Os dados se referem ao dia em que os pacientes tiveram os primeiros sintomas e são preliminares, ou seja, podem mudar após atualizações no sistema de informação.

Na última semana epidemiológica do período (26 de novembro a 2 de dezembro), o estado alcançou a maior média móvel de casos: o valor foi da média móvel de 314 casos no dia 30 de novembro. Após este registro, a média móvel começou a declinar.

O dado de média móvel é alcançado com a soma do número de casos do dia com o dos 6 dias anteriores. Com isso, é possível saber se o número de casos segue aumentando, é estável ou está diminuindo. A média móvel apresentada no informe também é um dado preliminar.

O aumento nos registros de Covid-19 no Ceará tem a contribuição de duas subvariantes inéditas no Brasil.

Com sequenciamento genômico de 46 amostras analisadas no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), foram identificadas pela primeira vez no país as linhagens JN.1 (em 38 amostras) e BA.2.86 (em 1 amostra).

De acordo com a Sesa, estas subvariantes vêm da BA.2.86, que foi classificada como variante sob monitoramento da Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 21 de setembro.

Ainda conforme a pasta, o período de predomínio da JN.1 coincide com a rápida elevação de positividade para Covid-19 no Ceará.

Também no mês de novembro, a positividade dos casos alcançou a média de 40%, chegando ao maior patamar de 2023. Isto quer dizer que, a cada 100 testes feitos utilizando a metodologia RT-PCR no Lacen, 40 tiveram resultado positivo para a doença. A maior média móvel para positividade foi alcançada no dia 1º de dezembro.

Casos graves e mortes

O Ceará teve 77 mortes por Covid-19 confirmadas em 2023. A maior parte foi registrada no mês de abril, que teve 22 óbitos pela doença.

O mês de novembro teve a primeira morte por Covid-19 desde o mês de julho. Foi um homem de 72 anos que possuía comorbidades e morava na cidade de Caucaia.

Neste último mês de novembro, houve também aumento nos registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Na semana entre os dias 19 e 25 de novembro, foram 29 casos graves registrados. Para a última semana de monitoramento, este número caiu para 10 casos, podendo ser atualizado posteriormente.

Cidades com mais casos

Fortaleza lidera a lista de cidades cearenses com mais registros de casos de Covid-19 no mês de novembro. A capital teve 1,6 mil casos entre 2 de novembro e 2 de dezembro. E continua sendo a cidade com mais casos na última semana.

Registro de casos por cidade no Ceará entre 26 de novembro e 2 de dezembro:

Fortaleza: 782 casos
Maracanaú: 88 casos
Caucaia: 84 casos
Maranguape: 77 casos
Paraipaba: 44 casos
Barbalha: 43 casos
Eusébio: 39 casos
Cascavel: 36 casos
Milagres: 34 casos
Pindoretama: 34 casos

Reforço nas vacinas

O próximo sábado (9) será dia de intensificar a vacinação no Ceará, com mobilização promovida pela Sesa no chamado Dia D. O período de intensificação para vacinar a população é realizado entre os dias 4 e 15 de dezembro.

Segundo a pasta, o Ceará está com uma baixa adesão na vacinação com a dose bivalente, que protege contra as novas variantes do vírus. A estimativa é que 6 milhões de pessoas ainda precisem receber essa dose para reforçar a proteção contra a doença.

No grupo de crianças com idades entre seis meses e cinco anos, apenas 32% começaram o esquema vacinal. No mesmo grupo, somente 5% chegaram a tomar até a terceira dose.

Diante do aumento do número de casos, a pasta intensifica a vacinação, com salas nos Vapt Vupt Antônio Bezerra, Messejana e Papicu, abertas de segunda a sexta entre os horários de 8h e 17h. A imunização também está disponível nos postos de saúde da capital e do interior.

O reforço com a dose bivalente é estendido para pessoas acima de 12 anos neste mês. A secretaria esclarece que pode tomar a bivalente quem já recebeu pelo menos duas doses da vacina, com última aplicação há pelo menos quatro meses.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


(88) 9.8176-9738

Hora Certa




Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Bate Papo

Digite seu NOME:


Anunciantes








Promoçoes

Nenhum registro encontrado.



Classificados


Converse conosco pelo Whatsapp!
Quer vender? Anuncie Aqui! Contate-nos (88) 99319-4053
Copyright (c) 2024 - TV Web Camocim - Todos os direitos reservados