Região
Publicada em 16/08/23 às 10:13h - 44 visualizações
Moradores de Jericoacoara pedem fiscalização de práticas irregulares de turismo

sobral online

 (Foto: sobral online)
O que, no início, era uma pequena vila de pescadores, tornou-se um dos destinos mais procurados pelos turistas que visitam o Ceará. Jijoca de Jericoacoara, conhecida pelas praias de águas cristalinas e pelo pôr do sol visto do alto das dunas, tem sido marcada por problemas ambientais que causam transtornos no cotidiano dos habitantes da região.

O movimento “Unidos por Jeri”, composto por moradores e empresários do município, enviou ofício à Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e ao governador do Estado, Elmano de Freitas. Entre as denúncias estão a poluição sonora, o lixo jogado nas ruas e a construção de grandes empreendimentos, de forma a desrespeitar os limites da Vila.

Além disso, o movimento pede por transparência nos valores arrecadados pela gestão pública municipal e por fiscalização e punição de tais irregularidades.

“É preciso voltar a se caminhar tranquilamente nas suas ruas e becos livre do trânsito intenso, da poluição visual e sonora que hoje ocupam a atenção e os sentidos de moradores e turistas. Recuperar a qualidade de vida afetada pelo desordenamento vigente”, afirma o empresário membro do Unidos por Jeri e presidente do Conselho Empresarial de Jericoacoara (CEJ), Marcelo Laurino.


Ele aponta ainda que as práticas são características de um turismo predatório que se instaurou na Vila nos últimos anos. Como impactos já perceptíveis, ele enumera “a brutal diminuição da qualidade de vida dos moradores, que é também sentida pelos turistas; a poluição sonora e o trânsito agressivo”.

“As constantes abordagens [de vendedores e ambulantes] e o total desordenamento das atividades devido à ineficiência da gestão, bem como a total ausência de fiscalizações nos colocam, moradores e turistas, inquietos e reféns de um comportamento abusivo e agressivo das atividades exploratórias do turismo predatório, imediatista”, destaca Marcelo.

O que pedem os moradores?
Fim do trânsito na Vila;
Fim dos empreendimentos gigantescos;
Fim dos vendedores “assediadores”;
Transparência nos valores arrecadados no município;
Fim do lixo largado nas ruas;
Fim do turismo “selvagem”, que não respeita o ritmo da vila;
Pedido de fiscalização e punição das irregularidades;
Atuação coordenada da administração pública, comunidade local e empresariado para organizar a situação.

Turismo predatório em Jericoacoara
A professora doutora de Direito Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC), Geovana Maria Cartaxo, explica que o turismo predatório consiste numa prática de visitação que não valoriza nem reconhece a cultura local.

“Torna-se um vetor de degradação do meio ambiente e da paisagem e, principalmente, não se fundamenta em um planejamento inclusivo, direcionado a um desenvolvimento preocupado com as comunidades locais e os limites e fragilidades dos ecossistemas”, pontua a docente.

Segundo ela, já é possível perceber em Jericoacoara que “a comunidade local foi deslocada das áreas mais próximas da praia, dando lugar a enormes empreendimentos alheios à cultura local e à valorização dos moradores”. E complementa: “a falta de planejamento com controle de poluição sonora, do lixo, do tráfego de automóveis, e da conservação da paisagem local são fatores que têm descaracterizado o modo de vida da comunidade local”.

Fonte: O Povo



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


(88) 9.8176-9738

Hora Certa




Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Bate Papo

Digite seu NOME:


Anunciantes








Promoçoes

Nenhum registro encontrado.



Classificados


Converse conosco pelo Whatsapp!
Quer vender? Anuncie Aqui! Contate-nos (88) 99319-4053
Copyright (c) 2024 - TV Web Camocim - Todos os direitos reservados