Mundo
Publicada em 17/05/23 às 09:37h - 45 visualizações
Ex-presidente Sarkozy é condenado por corrupção e terá que usar tornozeleira eletrônica na França
Trata-se do \"caso das escutas telefônicas\"; defesa disse que irá recorrer

CNN BRASIL

 (Foto: reprodução)
O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy perdeu seu recurso contra uma condenação de 2021 por corrupção e tráfico de influência no Tribunal de Apelações de Paris nesta quarta-feira (17).

O tribunal de apelações manteve a sentença de três anos de prisão. No entanto, de acordo com a decisão inicial, dois desses anos foram suspensos e Sarkozy usaria uma pulseira eletrônica em vez de ir para a prisão pelo ano restante.

A advogada do ex-presidente disse que ele não cometeu nenhum delito e descreveu a decisão como “estupefaciente”.

“Nicolas Sarkozy é inocente das acusações”, disse a advogada de defesa Jacqueline Laffont. “Não vamos desistir dessa luta”.

Sarkozy, 68, um conservador que cumpriu um mandato como presidente francês de 2007 a 2012, levará sua batalha legal à mais alta corte da França, a Cour de Cassation, disse Laffont.

A Cour de Cassation analisa decisões de tribunais inferiores com base em erros legais ou processuais, mas não em aspectos factuais.

Um tribunal inferior em 2021 considerou Sarkozy culpado de tentar subornar um juiz após deixar o cargo e de vender influência em troca de informações confidenciais sobre uma investigação sobre as finanças de sua campanha de 2007.

Escutas telefônicas

Conhecido na França como o “caso das escutas telefônicas”, ele está indiretamente ligado a uma suspeita de financiamento ilegal de campanha antes das eleições de 2007.

Em 2013, investigadores que analisavam os fluxos de dinheiro da Líbia grampearam duas linhas telefônicas de Sarkozy e descobriram uma linha secreta usada pelo ex-presidente e seu advogado, Thierry Herzog.

Foi descoberto que Sarkozy conspirou para garantir um excelente emprego em Mônaco para um juiz, Gilbert Azibert, em troca de informações privilegiadas sobre uma investigação sobre alegações de que ele havia aceitado pagamentos ilegais da herdeira da L’Oreal, Liliane Bettencourt – outro episódio decorrente de sua decisão de 2007 finanças da campanha presidencial.

O único outro presidente durante a Quinta República da França, de 64 anos, a ser condenado por um tribunal foi o antecessor conservador de Sarkozy, o falecido Jacques Chirac, considerado culpado de corrupção em 2011.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


(88) 9.8176-9738

Hora Certa




Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Bate Papo

Digite seu NOME:


Anunciantes








Promoçoes

Nenhum registro encontrado.



Classificados


Converse conosco pelo Whatsapp!
Quer vender? Anuncie Aqui! Contate-nos (88) 99319-4053
Copyright (c) 2024 - TV Web Camocim - Todos os direitos reservados