Famosos
Publicada em 05/11/22 às 10:25h - 83 visualizações
Marília Mendonça: veja a linha do tempo do legado da cantora em álbuns

O Tempo

 (Foto: O Tempo)
A morte de Marília Mendonça completa 1 ano; De rainha da sofrência à propulsora do feminejo, confira a discografia e sucessos do legado deixado pela cantora

Marília Mendonça foi, e ainda é, um dos maiores nomes do sertanejo moderno. A morte da cantora que ficou conhecida como a rainha da sofrência completa um ano, neste sábado (05/11). A sertaneja morreu aos 26 anos na queda de um avião, em Piedade de Caratinga, no Vale do Rio Doce, no Oeste de Minas Gerais.

Fenômeno nacional, Marília Mendonça lançou luz sobre o movimento batizado de “Feminejo”. Nas canções, a "sofrência", claro, estava sempre presente. Contudo, entre as lágrimas e lamentações da vida amorosa as letras também promovem o empoderamento feminino.

. O eu-lírico do sertanejo, que antes era predominantemente masculino, foi modificado e deu lugar à perspectiva feminina.

Na voz da sertaneja, as mulheres viraram as protagonistas das músicas. Elas amam, sofrem, são traídas e são amantes, festejam e bebem. Além disso, vivem desilusões, conquistas e também sonham com o grande amor.Hoje, um ano após a morte da cantora,

 O TEMPO presta homenagem à eterna rainha da sofrência, traçando uma linha do tempo dos álbuns gravados pela artista. Um legado que ficará marcado para sempre na história da música brasileira, no coração dos fãs - carinhosamente chamado de rebanho - e admiradores da artista. Linha do tempo do legado de Marília Mendonça em álbuns:

2014

Depois de muitos anos cantando de forma independente e produzindo letras para outros artistas, foi somente em 2014 que a cantora lançou seu primeiro álbum. O EP homônimo, “Marília Mendonça Ao vivo”, foi lançado em 9 de janeiro pelo selo Workshow e contava com seis faixas. Dentre elas, o hit Sentimento Louco.

2015

Marília gravou o primeiro DVD “Ao Vivo em Goiânia”. Na época, a jovem de apenas 20 anos apresentava canções carregadas de sentimento e abriu caminho para que se tornasse a “Rainha da Sofrência”, como ficou conhecida.

O álbum possui canções que levaram o seu talento ao estrelato como as músicas "Sentimento Louco" e “Infiel".  A precursora do movimento feminejo, incentiva, através de suas músicas, as mulheres a lutarem por direitos iguais e amor-próprio. Foi assim, que o single "Infiel” ocupou o topo das paradas de sucesso e se tornou, na época, umas das músicas mais ouvidas no Brasil.No mesmo ano também fez parceria com a dupla Henrique e Juliano através das músicas “Flor e o Beija-Flor” e “Impasse”, ambas compostas pela goiana.

Veja também: 19 parcerias da eterna rainha da sofrência

2016

Junto da gravadora Som Livre, em 2016, Marília Mendonça lançou o EP especial “Agora É Que São Elas”. O álbum possui quatro músicas da cantora e estreou, na época, com uma prévia do próximo DVD que faria estreia também naquele ano. Ele contemplava as faixas “Infiel”, “Folgado”, “Saudade do meu ex” e “Eu sei de cor”.DVD Ao Vivo em Manaus

Marília Mendonça gravou seu segundo DVD intitulado de "Realidade", ainda em 2016. A gravação do DVD aconteceu no dia 08 de outubro, no Sambódromo em Manaus. Milhares de pessoas acompanharam a apresentação. O evento contou ainda com a participação de Gusttavo Lima, Dorgival Dantas e Henrique & Juliano.

No repertório, a artista apresentou aos fãs canções inéditas e alguns hits que já são sucessos conhecidos do público como “Infiel”.O DVD e CD "Realidade" chegaram ao mercado fonográfico 

2017
 à artista recebe sua primeira indicação ao Grammy Latino. Além disso, o álbum tinha como single “Eu Sei de Cor” que ficou por seis semanas consecutivas no ranking Brasil Hot 100 Airplay da Billboard de 2018.

As novidades do EP "Realidade" foram: Amante não tem lar, De quem é a culpa? e Traição não tem perdão. As três músicas autorais foram compostas por Marília em parceria com Juliano Tchula, principal colaborador da artista na composição da obra autoral

2018

Com o discurso simples e direto, Marília deu voz a problemas conjugais contados nas melodias para o chamado grande público e conquistou o Brasil sertanejo. Foi então que em 2018, ela reuniu todos seus sucessos no EP "Perfil". O disco foi lançado em 23 de fevereiro com 13 cançõesNo mesmo ano, lançou junto com as amigas Maiara & Maraisa, a segunda edição do projeto “Agora é que são elas”. No álbum o trio usou a "sofrência" para ressaltar a união entre as mulheres.

Com nove faixas inéditas gravadas ao vivo, o destaque é para a música “A Culpa é Dele”. Na letra as artistas pedem por mais sororidade e questionam a rivalidade e as pesadas críticas que, normalmente, recaem sobre as mulheres em casos de traição.Marília Mendonça tinha um sonho ambicioso em sua carreira: a realização de uma turnê que passasse por todas as capitais do Brasil com shows gratuitos. A iniciativa tinha como objetivo retribuir o carinho dos fãs, principalmente, aqueles que geralmente não podiam ir aos shows pagos.

2019

Por isso, em 2019 ela realizou a turnê intitulada de “Todos os Cantos”. A gravação do projeto teve início em 23 de maio de 2019, em Goiânia, Goiás. Contudo, foi prematuramente cancelado devido à morte da cantora em 5 de novembro de 2021. O último show da ação foi em 1 de novembro de 2021, em Sorocaba, São Paulo.No projeto, a sertaneja chegava de surpresa nas 27 capitais brasileiras com show gratuito. Em Belo Horizonte, a apresentação foi realizada no dia 7 de outubro de 2019 e reuniu mais de 100 mil pessoas na Praça da Estação. 

Na ocasião, o público mineiro teve o privilégio de curtir uma música inédita da cantora chamada "Graveto".O projeto “Todos os Cantos” resultou no documentário de mesmo nome que está disponível pela plataforma de streaming Globoplay. A obra de 4 episódios apresenta os bastidores da turnê.

O EP e DVD “Todos os Cantos”, conta músicas como “Todo Mundo Vai Sofrer”, “Supera”, “Ciumeira” e “Bem Pior Que Eu”. O trabalho garantiu a Marília o prêmio Melhor Álbum de Música Sertaneja no Grammy Latino 2019. 

2020

A amizade entre Marília Mendonça e Maiara & Maraisa continuou a render frutos musicais e, em 2020, elas gravaram o álbum “Patroas”, também chamado de "Festa das Patroas". O projeto, que era originalmente uma live na plataforma YouTube. Porém, devido ao sucesso se tornou  EP e contou com regravações de músicas de outros artistas.

A canção "Uma Vida A Mais", por exemplo, escrita por Marília Mendonça, Maraisa, Juliano Tchula e Elcio di Carvalho, é uma versão da música "Listen to Your Heart", da dupla sueca Roxette.

2021

O último trabalho lançado em vida por Marília foi o Festa das Patroas 35 %, em parceria com as amigas Maiara e Maraísa.  O projeto das amigas e parceiras enaltece toda potência e empoderamento feminino e trio sertanejo. 


 



Tem como destaque as faixas “Todo mundo menos você” e “Esqueça-me se for 

capaz”.Com nove faixas, sendo seis inéditas eexclusivas, o álbum foi indicado ao Grammy Latino na categoria de 'Melhor Álbum de Música Sertaneja'.

 Além de garantir às amigas um lugar de destaque em um outdoor na Times Square, em New York, como as artistas EQUAL Brasil do Spotify, após alcançar Top 10 Global da plataforma.O álbum póstumo “Decretos Reais” lançado, neste ano, marca a importância de Marília Mendonça para a música sertaneja. O projeto, que foi extraído da Live Serenata, exibida em maio de 2021, tem como objetivo manter vivo o legado da eterna rainha da Sofrência.

O repertório possui quatro faixas em uma mescla de grandes sucessos dos sertanejos, como, por exemplo, “Te Amo Demais” e “Não Era Pra Ser Assim” - versões originalmente gravadas nas vozes de Leonardo e Zezé Di Camargo & Luciano.Legado de Marília Mendonça

Além dos álbuns com centenas de canções já conhecidas do público, Marília Mendonça também deixou uma série de trabalhos prontos. Segundo o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), a cantora tem 324 músicas registradas em seu nome e 391 gravações em sua voz ou de parceiros cadastrados.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


(88) 9.8176-9738

Hora Certa




Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Bate Papo

Digite seu NOME:


Anunciantes








Promoçoes

Nenhum registro encontrado.



Classificados


Converse conosco pelo Whatsapp!
Quer vender? Anuncie Aqui! Contate-nos (88) 99319-4053
Copyright (c) 2024 - TV Web Camocim - Todos os direitos reservados