Ceará
Publicada em 19/03/24 às 11:23h - 4 visualizações
Dia de São José: Chuva é registrada em pelo menos 78 municípios do Ceará
O Dia de São José tem registrado no Ceará precipitações dentro da normal histórica, ao longo dos três últimos anos

GCMAIS

 (Foto: Reprodução)
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em pelo menos 77 municípios do estado do Ceará até as 7h da manhã desta terça-feira (19), Dia de São José. Até o fechamento desta matéria, a Fundação havia recebido dados de 102 dos 184 municípios cearenses.

O monitoramento diz respeito ao intervalo entre as 7h da manhã da segunda-feira (18) e as 7h da manhã desta terça (19), levando em conta o período usado pelo órgão para fazer o acompanhamento diário. Nesse período, os destaques são os municípios de Fortaleza (38,2 mm), Meruoca (38 mm) e Massapê (30 mm).

Na capital cearense, a chuva tem tomado diferentes partes da cidade ao longo de toda a manhã, causando alagamentos e deixando trechos inundados. A perspectiva é de que as precipitações continuem ao longo do feriado.

Chuva no Ceará no Dia de São José

A chuva na data do Dia de Sâo José tem o valor simbólico de indicar bons resultados nas precipitações para o restante do ano, contribuindo para a colheita no interior.

Ainda conforme a Funceme, o Dia de São José tem registrado precipitações, no Ceará, dentro da normal histórica, ao longo dos três últimos anos. Em 2020, porém, as chuvas ficaram acima da normal histórica. A última vez em que o 19 de março ficou abaixo da normal histórica no estado foi em 2014, há exatamente 10 anos.

“Nessa época do ano, acontece o equinócio de outono, que em 2024 será no dia 20 de março, as 00h06. Isso marca o final do verão. Nos equinócios, os hemisférios estão perpendiculares ao sol, ou seja, o sol incide sobre a linha do equador, e os raios solares atingem o planeta com a mesma intensidade. E a noite tem duração igual ao dia – após o equinócio de outono, os dias passam a ficar mais curtos do que as noites, até a chegada do inverno”, pontua a Fundação. A data do Dia de São José, portanto, tem também relação com essa mudança entre as estações.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


(88) 9.8176-9738

Hora Certa




Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Bate Papo

Digite seu NOME:


Anunciantes








Promoçoes

Nenhum registro encontrado.



Classificados


Converse conosco pelo Whatsapp!
Quer vender? Anuncie Aqui! Contate-nos (88) 99319-4053
Copyright (c) 2024 - TV Web Camocim - Todos os direitos reservados