Brasil
Publicada em 22/05/23 às 12:19h - 45 visualizações
Itamaraty vai cobrar explicações de embaixadora da Espanha por racismo contra Vini Jr.

R7

 (Foto: R7)
Atleta brasileiro que joga no Real Madrid foi vítima de gritos de 'macaco' por parte da torcida do Valencia nesse domingo (21)

O Itamaraty quer cobrar explicações da embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández-Palacios, após o novo episódio de racismo sofrido pelo jogador de futebol brasileiro Vini Jr. nesse domingo (21) durante um jogo pelo campeonato espanhol.O R7 apurou que o embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite Ribeiro, tem feito forte pressão junto às autoridades governamentais e esportivas envolvidas.

A atuação do Itamaraty vem no sentido de demonstrar repúdio quanto ao episódio e quer ações efetivas para além de nota de repúdio. O órgão já tem cobrado atuação das representações diplomáticas da Espanha contra os recentes casos de racismo sofridos pelo atleta.Pelas redes sociais, a embaixada da Espanha no Brasil condenou "com veemência as manifestações e atitudes racistas" e expressou solidariedade a Vini Jr. "pelos ataques intoleráveis e covardes que de nenhuma maneira refletem as posições antirracistas da absoluta maioria da população espanhola". 

Nesse domingo (21), Vini Jr. foi atacado por parte da torcida do Valencia, que esteve presente no estádio de Mestalla, na Espanha, para ver o jogo do clube contra o Real Madrid.Após os ataques, o craque do Real Madrid se pronunciou pelas redes sociais e disparou contra as ações da La Liga: "Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a federação também, e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas", afirmou.

O brasileiro escreveu que a Espanha o acolheu e que ele ama o país, no entanto, reitera que a nação é racista. Em outra rede social, Vinícius Jr. também se lamentou. "O prêmio que os racistas ganharam foi a minha expulsão", reforçou.Muito criticado, o presidente da La Liga, Javier Tebas, foi a público, por meio de suas redes sociais, criticar a postura de Vinícius, em vez de defendê-lo.

"Já que aqueles que deveriam não explicam o que a La Liga pode fazer nos casos de racismo, nós tentamos explicar a você, mas você não se apresentou em nenhuma das datas combinadas que você mesmo solicitou. Antes de criticar e insultar a La Liga, é necessário se informar adequadamente. Não se deixe manipular e tenha certeza de entender bem as competências de cada um e o trabalho que estamos fazendo juntos",

 disse.Vini Jr., então, reagiu novamente pelas redes sociais: "Mais uma vez, em vez de criticar racistas, o presidente da La Liga aparece nas redes sociais para me atacar. Quero ações e punições. Não me comove".Repercussão
Além do Itamaraty, outras autoridades brasileiras se movimentam em busca de punições ao caso de racismo. Ministérios da Igualdade Racial e do Esporte, além do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e do titular da pasta da Justiça, Flávio Dino, repudiaram agressão.

"Repudiamos mais uma agressão racista contra Vini Jr. Notificaremos autoridades espanholas e a La Liga. O governo brasileiro não tolerará racismo nem aqui nem fora do Brasil. Trabalharemos para que todo atleta brasileiro negro possa exercer o seu esporte sem passar por violências", informou o Ministério da Igualdade Racial, em comunicado.Também em nota, o Ministério do Esporte prestou solidariedade ao atleta da seleção brasileira e anunciou a criação de um grupo de trabalho. "Não podemos aceitar que o futebol tenha cenas de preconceito racial."

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), destacou que "estádio de futebol é espaço para jogadores e torcedores de todas as cores. Já o lugar de racista é outro".

via:R7



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


(88) 9.8176-9738

Hora Certa




Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Bate Papo

Digite seu NOME:


Anunciantes








Promoçoes

Nenhum registro encontrado.



Classificados


Converse conosco pelo Whatsapp!
Quer vender? Anuncie Aqui! Contate-nos (88) 99319-4053
Copyright (c) 2024 - TV Web Camocim - Todos os direitos reservados