Brasil
Publicada em 22/12/23 às 10:29h - 22 visualizações
Verão no Brasil inicia com previsão de calor acima da média histórica
Verão brasileiro é normalmente identificado pelo aumento das temperaturas, dias mais longos que as noites, chuvas intensas, raios e ventos de moderada a forte intensidade

GCMAIS

 (Foto: Reprodução)
O verão chegou oficialmente ao Brasil às 0h27 desta sexta-feira (22), marcando o início da estação em todo o Hemisfério Sul. Após um ano caracterizado por ondas de calor atípicas, as previsões apontam para temperaturas acima da média histórica, conforme um relatório climático elaborado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em colaboração com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O verão brasileiro é normalmente identificado pelo aumento das temperaturas, dias mais longos que as noites, chuvas intensas, raios e ventos de moderada a forte intensidade. Com a influência do fenômeno El Niño, que modifica a distribuição da temperatura da água no Oceano Pacífico, espera-se que as alterações climáticas sejam mais pronunciadas. No Brasil, os efeitos do El Niño podem se estender por toda a estação, que se encerra em 20 de março de 2024.

Durante os meses de janeiro a março, a Região Norte do país pode experimentar temperaturas superiores à média histórica em até 1ºC. Quanto às chuvas, os estados do Acre, Roraima, Amapá e o sudoeste do Amazonas devem ter volumes próximos ou acima da média no trimestre. Em contrapartida, outras regiões devem continuar enfrentando um período de seca, como é o caso da maior parte do Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins.

No Nordeste, a expectativa é de temperaturas acima da média, principalmente nos estados do Maranhão, Piauí e norte da Bahia. Preveem-se chuvas próximas ou abaixo da média no centro-norte da região, enquanto no centro-sul, devido ao padrão de águas mais aquecidas do Atlântico Sul, chuvas mais intensas podem ocorrer.

Na Região Centro-Oeste, antecipa-se um calor intenso em todos os estados, com valores acima de 1ºC da média histórica. Além disso, prevê-se chuva próxima ou acima da média em praticamente toda a região, exceto no oeste de Mato Grosso, onde o volume deve ser ligeiramente abaixo da média para o trimestre.

No Sudeste, as temperaturas devem permanecer elevadas em todos os estados, com previsão de valores acima de 0,5ºC da média. A expectativa é de maior volume de chuva, principalmente em Minas Gerais, onde ela pode ser mais frequente e intensa.

No Sul, projeta-se calor próximo ou ligeiramente acima do normal no Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas do último estado, há possibilidade de valores na média ou abaixo dela. As chuvas devem ser mais intensas no Rio Grande do Sul, principalmente na parte sul do estado, enquanto nas demais áreas da região, são esperadas chuvas irregulares, com totais próximos ou pouco abaixo da média.

O Inmet destaca os impactos do El Niño na safra de verão 2023/24 no Brasil, indicando déficit hídrico em algumas regiões, como Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A condição deve persistir nos próximos meses, afetando o desenvolvimento inicial das culturas de verão. Já em partes do Brasil Central, a situação é mais favorável para o plantio e desenvolvimento das safras de primeira. Na Região Sul, os volumes de chuva devem manter elevados os níveis de água no solo, possibilitando a retomada do plantio em áreas com atraso.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


(88) 9.8176-9738

Hora Certa




Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Bate Papo

Digite seu NOME:


Anunciantes








Promoçoes

Nenhum registro encontrado.



Classificados


Converse conosco pelo Whatsapp!
Quer vender? Anuncie Aqui! Contate-nos (88) 99319-4053
Copyright (c) 2024 - TV Web Camocim - Todos os direitos reservados